Nesta sexta-feira, 27 de novembro, acontece o evento de promoções mais aguardado pelo comércio e pelos consumidores: a Black Friday. Tradicional dos Estados Unidos, a data é marcada pelos descontos expressivos e melhores condições de pagamentos para os clientes e, ao mesmo tempo, sinônimo de recorde de vendas para os lojistas. Com expectativa de participação histórica dos canais online, a estimativa, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, é faturar R$ 69,9 milhões com o evento deste ano. Entre o clientes, as expectativas também são altas. Ao todo, 60% dos consumidores devem aproveitar as promoções, o que promete agitar as redes varejistas e impulsionar a recuperação do setor. Siga em tempo real as boas oportunidades de compras e fuja da “Black Fraude“, com balanços e informações sobre os golpes que podem gerar dor de cabeça aos consumidores. Confira abaixo a cobertura especial da Jovem Pan sobre a Black Friday 2020:
10:05 – Reclame Aqui: KaBuM! tem 50% mais reclamações que a média das empresas
Mesmo com atualização dos dados considerados pelo Reclame Aqui, a empresa KaBuM! segue como a segunda instituição com mais reclamações de clientes na Black Friday 2020, ficando atrás apenas nas Lojas Americanas. Até às 9h desta sexta-feira, 176 queixas contra a KaBuM! foram registradas junto ao site, com aumento de 50% acima da média. Em nota enviada à Jovem Pan, a empresa afirmou que alta concorrência das ofertas, que chegam a 80% de descontos, faz com que elas “se esgotem em questões de segundos”. “Esse cenário representa mais de 95% das queixas por parte dos clientes, sendo um efeito colateral comum entre as empresas que participam do Black Friday Legal”, diz o comunicado.
9:50 – Com venda exclusiva pela Sephora, Fenty Beaty tem produtos com até 50% de desconto
A Fenty Beauty, marca de maquiagens da Rihanna, consideradas uma das mais queridinhas do mundo de cosméticos, também está com descontos na Black Friday. Com venda exclusiva pela Sephora, os produtos aparecem com descontos de 20% a 50%. Além da Fenty, a marca Niina Secrets, recém incluída no site, também já aparece com promoções, sendo o destaque para a base líquida Hidra Glow, vendida por R$ 56.
9:31 – Americanas, Pão de Açúcar e Carrefour derrubam preço de uísques
Na Black Friday desta sexta-feira, uísques, vinhos e espumantes também aparecem com descontos expressivos. Na rede Pão de Açúcar, as ofertas variam de 40% a 70% desconto, com destaque para o “Kit Whisky Game Of Thrones – Song Of Fire e Song Of Ice”, da premiada série da HBO, por R$147,80 as duas unidades. Nas Lojas Americanas, Whisky Chivas Ragel 12 anos aparece com 25% de desconto, sendo vendido na chamada “Red Friday” por R$ 99. No Carrefour, o destaque é para Jack Daniel’s Old No.7, garrafa de um litro, vendido a R$ 109,90.
9:15 – Com app do Mercado pago, Méqui Friday oferece dois McDuplo por R$ 2,99; BK tem Jogos Grelhados
As promoções desta sexta-feira do McDonald’s, conhecida como Méqui Friday, incluem diversas ofertas como dois Big Mac por R$ 6,90; quatro McFritas Pequenas + dois sundae por R$ 14,90 e cinco cheeseburgers + cinco McFritas Pequenas por R$ 37,90. Com aplicativo do Mercado Pago, é possível comprar ainda dois McDuplo por R$ 2,99. No Burguer King, a BK Friday acontece com os Jogos Grelhados, que vão distribuir 1 milhão de cupons de descontos por meio de games online. Os produtos chegam até 70% de descontos, com oferta do Whopper por R$ 6,90.
9:00 – Polícia Civil prende três empresários suspeitos de criar site falsos
A Polícia Civil do Paraná prendeu nesta sexta-feira, 27, três empresários suspeitos de criar sites falsos para oferecer descontos em produtos eletrônicos na Black Friday. A investigação estima que mais de mil consumidores, de diversos lugares do Brasil, já tenham sido vítimas dos criminosos. Ao todo, as ações incluem três mandados de prisão temporária, dois de busca e apreensão e quatro bloqueios de contas bancárias.
8:50 – Comércio eletrônico fatura mais de R$ 1,5 milhão nas primeiras horas da Black Friday
Segundo o primeiro boletim da Loja Integrada, plataforma para criação de canais de vendas virtuais, a Black Friday 2020 já faturou mais de R$1.531.073 nas primeiras 7 horas de ofertas. O estudo aponta que os pequenos e médios lojistas virtuais já venderam quase seis mil produtos durante a madrugada, sendo que o ticket médio das compras é R$ 275, 12,2% acima do ano passado. Os estados que mais venderam até o momento são: São Paulo (44%), Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (10%).
8:40 – Conheça seis ferramentas com histórico de preços
Com os impactos provocados pela Covid-19 no comércio e o fechamento nas lojas nos meses mais críticos da pandemia e a baixa nos estoques e na cadeia de produção, especialistas alertam que a Black Friday 2020 terá descontos menores, com tendência é de poucas promoções, efetivamente, vantajosas. Por isso, conheça seis plataformas de comparação de preços para te ajudar a analisar o histórico dos produtos, conquistar cupons e maiores descontos na data e evitar prejuízos e compras que não vão trazer vantagens. Confira AQUI.
8:35 – JáCotei: Smartphones apresentam descontos de até 73%
Considerado um dos produtos mais procurados da Black Friday 2020, os smartphones aparecem com variações de descontos de até 73%, segundo sinalização do site JáCotei, que acompanha a variação de produtos ao longo do ano. Entre as opções com as melhores ofertas estão: Asus Zenfone Max Shot (73%), Samsung Galaxy S10 (55%), Xiaomi Redmi Note 9 (51%), Morotola One Hyper (38%) e LG K22+ (29%).
8:26 – Tênis são produtos mais reclamados, segundo site Reclame Aqui
Entre os produtos com maiores registros de reclamações, os tênis lideram ranking do site Reclame Aqui representando 4,24% das queixas registradas até o momento. Celulares e cartões de crédito aparecem em segundo e terceiro lugar, sendo responsáveis por 3,97% e 3,83% dos registros.
8:15 – Americanas, KaBuM! e Magazine Luiza lideram lista de reclamações
As lojas Americanas, KaBuM! e Magazine Luiza lideram, respectivamente, as três primeiras posições da lista de empresas com mais reclamações na Black Friday 2020. Segundo o primeiro estudo divulgado pelo site Reclame Aqui, que considera registros feitos das 12h de quarta-feira, 25, até 8hh desta sexta-feira, as empresas somam, até o momento, 256, 168 e 145 reclamações dos consumidores, sendo que as Americanas também aparece em nono lugar como “Americanas – Loja Online” com outras 101 reclamações. De acordo com a relação, que será atualizada ao longo do dia, Submarino Martketplace e Ame Digital aparecem em 4º e 5º lugar, respectivamente, completando a lista das cinco empresas com mais relatos negativos. Até o momento, as marcas não responderam os questionamentos da Jovem Pan sobre o assunto.
8:10 – Como não se arrepender das compras
O colunista da Jovem Pan Samy Dana dá dicas para evitar arrependimento. Segundo ele, é preciso ficar de olho nas fraudes. O Procon do Rio de Janeiro divulgou lista de 200 sites e lojas virtuais que os consumidores devem evitar se não quiserem ser vítimas de golpe. A segunda dica é: olho no preço. É oferta? Como saber? Alguns serviços, como o Zoom e Jácotei, permitem dar uma olhada no histórico de preços do produto ou do serviço para saber se está valendo mesmo a pena. Confira todas as dicas do especialista AQUI.
8:05 – ‘Black Fraude’: Clientes apontam aumento de preços e ofertas enganosas
Com a antecipação de ofertas da Black Friday por redes varejistas, clientes apontam promoções enganosas e casos de “black fraude” no comércio. O assunto se tornou um dos mais comentados do país desde a quinta-feira, quando os consumidores passaram a compartilhar os primeiros registros de propaganda enganosa. Para evitar possíveis golpes financeiros, especialistas são dicas de como se proteger durante as compras. Entre as principais recomendações estão: conheça os sites antes de efetuar compras online; desconfie de descontos muito expressivos; proteja seus dados pessoais e bancários e evite compras por boleto.
8:00 – Primeiras redes varejistas iniciam abertura de lojas
As grandes redes varejistas iniciam a abertura das lojas físicas para a Black Friday 2020. Diferente dos anos anteriores em que longas filas, correria e muitas aglomerações marcavam o inicio das vendas no varejo físico, neste ano, as empresas devem garantir o cumprimento das exigências sanitárias para o combate à Covid-19. Controle de entrada, uso de álcool gel e medição de temperatura estão entre as recomendações que devem ser seguidas ao longo de todo o dia.