AO VIVO: CPI da Covid-19 ouve deputado e ex-ministro Osmar Terra; acompanhe

Ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra se notabilizou por previsões equivocadas sobre a pandemia do novo coronavírus

A CPI da Covid-19 ouve, nesta terça-feira, 21, o deputado federal e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB-RS). Conselheiro do presidente Jair Bolsonaro para a área da saúde, o parlamentar, que já foi cotado para o cargo de ministro da Saúde, é considerado mentor do chamado “gabinete paralelo” no Ministério da Saúde que assessora o Palácio do Planalto para a definição de políticas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em razão de um pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o emedebista será ouvido na condição de convidado, não de testemunha, como previam os requerimentos aprovados. Neste caso, ele não precisa prestar o compromisso de dizer a verdade e tem o direito de se retirar a qualquer momento.

A convocação de Osmar Terra foi aprovada após a divulgação de um vídeo no qual o virologista Paolo Zanotto sugere, em evento no Palácio do Planalto, a criação de um “shadow cabinet” (gabinete das sombras, em tradução livre). O deputado federal também se notabilizou por fazer previsões equivocadas sobre a pandemia do novo coronavírus. No início da crise sanitária, ele afirmou que a Covid-19 mataria menos do que o H1N1, que em 2009 foi responsável por 2.146 óbitos. Somente no sábado, 19, segundo boletim divulgado pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), foram registradas 2.301 mortes – na mesma data, o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil mortes. Além disso, o parlamentar descartou a ocorrência da segunda onda e disse, em mais de uma ocasião ao longo de 2020, que a pandemia estava no fim.

Antes do depoimento, porém, os senadores vão analisar 57 requerimentos de convocações e informações, incluídos na pauta pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM). Entre eles está o pedido de realização de reunião secreta com o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, além da convocação do atual governador do Estado, Cláudio Castro, e da quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de Alex Lial Marinho, assessor de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde que, como a Jovem Pan mostrou, foi citado em um depoimento de um servidor da pasta ao Ministério Público Federal (MPF) como responsável por uma “pressão anormal” para agilizar o processo de importação da vacina indiana Covaxin. Acompanhe a cobertura ao vivo da Jovem Pan: 

09:52 – Marcos do Val pede que representantes do Facebook e Google sejam convidados, não convocados

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pediu que a convocação de representantes do Facebook e do Google seja convertida em convite. Os membros da comissão querem esclarecer por que as plataformas mantém publicações, entre elas as lives semanais do presidente Jair Bolsonaro, que propagam remédios comprovadamente ineficazes para o tratamento da Covid-19. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), disse que as empresas são testemunhas de crimes e podem, sim, ser investigados pelo colegiado.

09:37 – Ciro Nogueira diz que não tem visto ‘nada de positivo’ na CPI da Covid-19; Aziz reage

Um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro no Congresso, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, disse que não tem visto “nada positivo dessa comissão”. “Quando a comissão foi iniciada, havia uma expectativa muito alta sobre nossos trabalhos. Mas não tenho visto nada positivo dessa comissão. A população está se sentindo um pouco abandonada”, afirmou. Presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), reagiu: “A CPI está avançando, sim. O próprio presidente está anunciando a chegada de 1,5 milhão de vacinas da Janssen”.

09:36 – Presidente da CPI da Covid-19 adia análise dos requerimentos 

Omar Aziz (PSD-AM) adiou a análise dos requerimentos que estavam na pauta. Com isso, os mais de 57 pedidos de informação e convocação serão votados na sessão desta quarta-feira, 23.

09:34 – Omar Aziz abre a sessão 

O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), iniciou os trabalhos desta terça-feira, 22. Os senadores vão ouvir o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS).


Fonte: Jovem Pan

Comentários