Após tumulto em bar, homem é preso por embriaguez ao volante

Um homem, que não teve sua idade e nem a identidade divulgadas, foi preso na noite desta segunda-feira (30) no Prolongamento Palmital, zona norte de Marília, por embriaguez ao volante.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 20h30 por populares após o indivíduo ter causado um tumulto em um bar na avenida República. Quando os policiais chegaram, avistaram um Fiat Uno saindo do local. De acordo com os frequentadores do bar, o homem que gerou o tumulto estava no veículo.
Os policiais perseguiram o veículo até a rua Gonçalves Ledo, em frente a sua residência, depois de dois quilômetros de perseguição. Durante a abordagem, os policiais perceberam que o homem estava cambaleando e com sinais claros de embriaguez.
Ao realizar o teste do bafômetro, foi constatado 1,68 miligrama de álcool por litro de ar expelido. O carro foi apreendido e o motorista foi preso em flagrante. O delegado plantonista da Central da Polícia Judiciária (CPJ) fixou fiança de R$ 2 mil, mas o valor não foi apresentado até o momento do registro do boletim de ocorrência.
O motorista passará por audiência de custódia e poderá ser encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Álvaro de Carvalho.

A lei
O crime de embriaguez ao volante é caracterizado quando é detectado mais de 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Para exames de sangue, nenhuma quantidade de álcool é tolerada.
Além disso, o agente de trânsito, ao perceber sinais clínicos de perda da capacidade psicomotora relacionados à ingestão de álcool ou substâncias análogas, poderá punir o condutor.
O motorista não poderá recusar realizar o teste do bafômetro. Além de ser considerada uma infração gravíssima, a recusa fará com que o condutor receba a mesma punição administrativa que um motorista embriagado que aceitou fazer o teste receberia.
A multa por dirigir embriagado ou recusar o teste do bafômetro é de R$ 2.934,70 e o condutor do veículo tem seu direito de dirigir suspenso por um ano e a habilitação recolhida pelas autoridades. Além disso, o responsável por dirigir embriagado poderá ser detido seis meses a três anos.


Fonte: D Marília

Comentários