Biden chama invasão ao Capitólio de ‘insurreição’ e Trump pede que manifestantes voltem para casa

Manifestantes invadem prédio do Capitólio, nos Estados Unidos; policial reage com spray de pimenta em um dos apoiadores de Trump

Em pronunciamento televisionado nesta quarta-feira, 6, Joe Biden pediu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fosse em rede nacional para pedir fim à invasão ao Capitólio. O democrata chamou os eventos desta tarde de “insurreição”, “desordem” e “caos” e afirmou que eles foram causados por um “pequeno grupo de extremistas que não representam” a totalidade do país. “As palavras de um presidente importam. As palavras de um presidente podem inspirar e, na pior das hipóteses, podem incitar. Assim, eu peço ao presidente Trump que vá à televisão em rede nacional para manter o seu juramento de defender a Constituição e pedir um fim para esse cerco”, disse Biden. O democrata solicitou, ainda, que a multidão se retire “e permita que a democracia avance”. Na sequência, Donald Trump divulgou em seu perfil oficial no Twitter um vídeo pedindo que seus apoiadores voltem para casa, apesar de voltar a alegar que as eleições foram fraudadas. “Vão para casa e vão para casa em paz”, pediu.

Um dos grandes símbolos da democracia norte-americana, o edifício em Washington D.C. foi invadido por apoiadores de Trump, que manifestavam contra a confirmação da vitória de Biden pelo Congresso. A sessão que oficializaria o resultado da eleição presidencial nesta quarta-feira, 6, foi interrompida por tempo indeterminado e os congressistas foram evacuados do edifício portando máscaras de proteção contra gás lacrimogênio. Durante a confusão, uma mulher teria sido inclusive baleada. A invasão aconteceu algumas horas depois do próprio presidente dos Estados Unidos fazer um discurso incitando seus apoiadores a marcharem em direção ao Capitólio.


Fonte: Jovem Pan

Comentários