O Palmeiras e a Pulma divulgaram nesta terça-feira, 23, os novos uniformes do clube alviverde para a temporada 2021. O modelo verde quadriculado terá sua estreia no jogo de ida da decisão da Copa do Brasil contra o Grêmio, no próximo domingo, dia 28. A campanha da fornecedora de material esportivo chamou atenção por contar com atores negros, mas nem todos gostaram da iniciativa. O perfil do Observatório da Discriminação Racial no Futebol no Twitter denunciou alguns comentários racistas no post da campanha. “Agora toda propaganda da Puma tem chimpa com cabelo do fofão. Já dá para montar um próximo elenco do planeta dos macacos”, escreveu um usuário.
O Observatório relembrou que mais da metade da população brasileira é composta por negros e a presença de atores não deveria causar espanto. “Num país onde 56% da população é negra como pode negras e negros representando algo positivo causar tanta repulsa e ódio, mesmo no espaço do futebol? Dito democrático”, citou o Observatório. Não é possível conferir se as contas utilizadas nos comentários criminosos são de torcedores do Palmeiras ou fakes que utilizaram da postagem para destilar o preconceito.
Fonte: Jovem Pan