Torneios interrompidos devido à pandemia, campeonatos de seleções adiados, Bayern de Munique campeão da Liga dos Campeões da Europa, Ronaldinho Gaúcho preso no Paraguai, morte de Diego Armando Maradona. O ano de 2020, sem dúvida nenhuma, foi marcante no futebol mundial. Para relembrar os principais fatos dos últimos 12 meses, a Jovem Pan preparou uma retrospectiva. Veja abaixo.
Efeito Coronavírus
Assim como todas as áreas do planeta, o futebol internacional foi fortemente afetado pela pandemia da Covid-19. Em meados de março, a Liga dos Campeões e quase todos os campeonatos nacionais foram interrompidos devido ao aumento no número de infectados pelo novo coronavírus. Com os portões fechados e protocolos sanitários contra a doença, a bola voltou a rolar inicialmente na Europa. O planejamento de grandes entidades como Fifa, Uefa e Conmebol, no entanto, precisaram ser alterados. A Copa América e a Eurocopa, por exemplo, estavam marcadas para a metade de 2020, mas tiveram as datas alteradas para o mesmo período do ano que vem. Já a Liga dos Campeões e a Liga Europa foram encerradas em maratona com sedes únicas.
Bayern de Munique dominante
O time alemão foi, sem dúvida, o melhor em todo o planeta neste ano. Além de vencer o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha, os dois principais torneios locais, o Bayern de Munique também sagrou-se campeão da Liga dos Campeões da Europa 2019/20, em campanha irretocável que contou com 11 vitórias e 100% de aproveitamento. No percurso, o Gigante da Baviera passou fácil pelo Chelsea nas oitavas, atropelou o Barcelona com direito a uma goleada histórica por 8 a 2 nas quartas, derrotou o Lyon com sobras na semi e bateu o PSG na grande decisão. O mérito, claro, vai para Robert Lewandowski, Thomas Muller, Manuel Neuer, Joshua Kimmich e todas as estrelas que brilharam ao decorrer de 2020. Um nome, no entanto, não poderia faltar: o de Hans Flick. O treinador mudou a forma de o time jogar na virada do ano e transformou a equipe alemã em uma máquina. Na atual temporada, o Bayern segue implacável: ganhou a Supercopa da Europa, lidera de novo a Bundesliga e terminou na primeira posição do seu grupo na Champions.
Lewandowski melhor do mundo
Se o Bayern de Munique foi o melhor time, Robert Lewandowski foi o melhor futebolista. Artilheiro da Liga dos Campeões, do Alemão e da Copa da Alemanha, o polonês desbancou os sempre favoritos Lionel Messi e Cristiano Ronaldo para ganhar o Fifa The Best 2020, prêmio da entidade máxima de futebol dado ao principal jogador da temporada. O centroavante, que também ganhou outras premiações ao longo do ano, só não arrebatou a Bola de Ouro porque a revista “France Football” decidiu não realizar sua cerimônia em razão da pandemia da Covid-19.
Fonte: Jovem Pan