Um idoso de 68 anos, identificado José Martinez Larios, morreu nesta quinta-feira (26) após ser picado por um exame de abelhas na zona rural de Oscar Bressane.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima estava trabalhando em um trator dentro do sítio situado no bairro Água da Barrinha.
No local, o trabalhador rural José Larios conduzia o veículo quando atingiu um enxame de abelhas. Em seguida, as abelhas atacaram o idoso.
Outra pessoa que estava no local acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as equipes de saúde da cidade para se dirigirem até o local.
Apesar da agilidade no atendimento, os socorristas tentaram reanimar a vítima, mas devido a problemas cardíacos, o idoso não resistiu.
Após a fatalidade, a Secretaria de Saúde declarou que realizará ações de conscientização e orientações sobre os cuidados com enxames de abelhas.
Prevenção
O Corpo de Bombeiros recomenda as seguintes práticas para prevenir incidentes com abelhas:
- Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias
- Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos
- Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias. Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados
- Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos
- Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta. Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico
- Afaste os animais domésticos do enxame porque qualquer barulho pode irritar o enxame e desencadear o ataque
Fonte: D Marília