O presidente do PSDB de São Paulo, Marco Vinholi, afirmou na manhã desta segunda-feira, 04, em entrevista ao Jornal da Manhã, que o governador João Doria deverá ser o vencedor das prévias eleitorais do partido, previstas para o dia 21 de novembro. Caso se confirme, Doria se tornará o nome da legenda a disputar as eleições presidenciais de 2022. Vinholi apontou as movimentações que o governador vem fazendo nos últimos meses, dialogando com lideranças internas e recebendo apoios importantes. Atualmente, o maior adversário de Doria na disputa interna do partido é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
“Sob o governo de João Doria, chegamos a 240 administrações em São Paulo, o momento mais forte na história do partido no Estado. Paralelo a isso, ele está trabalhando nas prévias por todo o Brasil neste momento, dialogando, recebendo apoios fundamentais: do líder do partido no Senado, no Distrito Federal, do vice-presidente do PSDB em Minas Gerais, do secretário geral do partido no Mato Grosso do Sul. João Doria está trabalhando e dialogando com a população de todo o país neste momento, nas previas partidárias, nas quais ele avança bem e, com certeza, sairá vencedor nesse processo”, afirmou Vinholi.
O presidente do partido em SP atua também como secretário de Desenvolvimento Regional do Estado. Na mesma entrevista, ele também comentou sobre um novo programa que o governo estadual está lançando, o “Mais Santas Casas”, que destina R$ 1,5 bilhão para hospitais filantrópicos, um aumento de 25% na destinação de recursos. A quantia também será destinados a financiamento de sistema fotovoltaico com juros subsidiados, para a redução de gastos nesses estabelecimentos com a geração de energia. “O Governo do Estado de São Paulo avança com as políticas do pós-pandemia. Muita coisa ficou represada, em termos de exames e cirurgias ao longo desse período e, por tanto, esse fortalecimento dado pelo governador João Doria às Santas Casas vai fazer diferença nesse momento”, disse.
Vinholi explicou o impacto do projeto e como deverá ocorrer a distribuição do recurso entre as instituições: “O programa vai levar para as 333 santas casas e hospitais filantrópicos de todo o estado de São Paulo um investimento superior a R$ 1,5 bilhão, trabalhando sobre a produtividade desses hospitais. Quem produz mais saúde pública, mais SUS, vai ter mais recursos do governo estadual para beneficiar toda a população. Quanto mais pessoas forem atendidas, mais procedimentos forem realizados, quanto mais saúde pública essas entidades fizerem em benefício à população, mais elas vão receber. Esses recursos vão chegar para apoiar esses hospitais a fazer cirurgias, exames, um grande número de procedimentos fundamentais, melhorando a saúde pública”. Segundo o secretário, o programa é o maior existente no Brasil para apoio de santas casas e hospitais filantrópicos.
Fonte: Jovem Pan