As mudanças climáticas previstas por cientistas não são mais previsões alarmistas para o futuro. Os impactos das ações humanas sobre o clima estão acontecendo agora. A vida agitada das grandes cidades e a paisagem de concreto parecem não dar espaço para o verde. Atitudes sustentáveis nascem de uma consciência ambiental, que tem despertado nos últimos anos. São nos locais mais inesperados que atitudes verdes ganham espaço. Entre elas está a criação de uma horta no teto de um shopping da maior metrópole brasileira, com a plantação de alface, tomate, limão, manjericão, morango, berinjela, uma grande variedade de frutas, ervas e verduras. Os seis mil metros quadrados do telhado verde do Shopping Eldorado contrasta com o cinza da cidade de São Paulo provando que é possível realizar ações e hábitos sustentáveis. O reaproveitamento de quase 300 toneladas de lixo, não é o único benefício que o projeto traz. Para o superintendente do centro comercial, Sergio Nagai, é perceptível a conscientização entre os funcionários que participam do processo.
“Eles entendem essa questão da sustentabilidade, isso é visível para eles. Não é um trabalho adicional, as pessoas que trabalham são muito orgulhosas desse projeto. E tem o benefício adicional do condomínio que é a redução do custo de energia, porque toda essa horta forma uma camada de isolante térmico que acaba reduzindo a temperatura interna do shopping. Com isso, há o menor consumo de energia com ar condicionado”, afirmou. O projeto começa na praça de alimentação do local. Os funcionários separam o lixo orgânico do reciclável e colocam todo o resto de comida para a compostagem. Ao todo, 80% do lixo orgânico é reaproveitado para virar adubo. Depois disso, as sobras de alimentos passam por mais uma triagem e os restos de comida recebem enzimas extraídas de algas, catalizadores e minerais que aceleram o processo e retiram o cheiro desagradável. O resultado é um composto orgânico que parece terra pronto para ser utilizado no cultivo agrícola.
“Esse projeto começou em 2012, nosso grande objetivo era reduzir a quantidade d elixo que mandamos para o aterro sanitário. temos o projeto de ser o primeiro shopping a ter emissão zero de lixo, estamos nesse caminho. Queremos fazer o melhor para a comunidade ao nosso redor. É um projeto inovador no sentido de atitude, no sentido tecnológico não tem nada diferente, são todas tecnologias antigas. inovador é o fato de termos a atitude de fazer e acho que todas as empresas conseguem fazer, explica. A redução do consumo de carne vermelha, com substituição por frutas e vegetais, pode diminuir as emissões de gases causadores do estufa em até 70% até 2050. A última lição do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, é categórica: “Precisamos redefinir nosso estilo de vida e consumo”. Para haver transformação, a mudança precisa acontecer em todos os níveis: individual, comunitário, nos negócios, instituições e governos.
Fonte: Jovem Pan