PIB dos EUA cai 3,5% em 2020 e tem o pior desempenho desde a Segunda Guerra

O resultado é consequência da pandemia do novo coronavírus e da instabilidade política durante as eleições presidenciais

O PIB dos Estados Unidos sofreu uma queda de 3,5% em 2020, segundo estimativa do Departamento de Comércio divulgada nesta quinta-feira, 28. Apesar do país ter conseguido obter um crescimento de 4% no último trimestre, o balanço final do ano foi o pior desde 1946, quando os Estados Unidos viviam a transição entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria. A última vez que a economia norte-americana tinha tido um índice negativo foi em 2009, durante a crise financeira mundial. O resultado de 2020 é consequência não só da pandemia do novo coronavírus como também da instabilidade política que marcou as eleições presidenciais.

Mesmo antes do início do surto de Covid-19, os Estados Unidos já tinham começado 2020 com uma queda de 5% no PIB. A situação se deteriorou entre abril e junho, quando o país já sentia os efeitos das medidas de lockdown. No terceiro trimestre, a situação melhorou e o PIB teve um crescimento de 33,4% que, no entanto, não foi suficiente para reparar os danos já causados. Por fim, entre outubro e dezembro o índice aumentou mais 4%, sendo que a expectativa é que a economia continue se recuperando em 2021, segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal.


Fonte: Jovem Pan

Comentários