A seleção brasileira masculina de basquete foi proibida pelo governo da Colômbia de viajar ao país para a disputa dos últimos compromissos pelas Eliminatórias da Copa América de 2022. O Brasil – que já está classificado para a competição – enfrentaria Panamá e Paraguai nos dias 21 e 22 de fevereiro, mas com a determinação do governo colombiano, os jogos foram cancelados. O motivo da proibição é a situação da pandemia de Covid-19 no país, e a “variante brasileira” do novo coronavírus.
A Seleção masculina não participará da última janela das Eliminatórias da @AmeriCup!
O governo colombiano vetou a entrada de atletas provenientes de voos do Brasil, mesmo com escala, por conta da variante da COVID-19 que circula no país! https://t.co/tAl6ZdQPAQ
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) February 16, 2021
“Em 2021, expedimos a resolução 080, de medidas preventivas e de controle sanitário de passageiros provenientes do Brasil por conta do novo coronavírus. Considerando a situação da pandemia atual e a emergência de uma variante no Brasil com um comportamento clínico e epidemiológico diferente, e para salvaguardar o direito à saúde, não poderão ingressar no país”, explicou o diretor do Departamento de Epidemiologia da Colômbia, Julián Niño. Apesar da restrição, o técnico da seleção, o croata Aleksandar Petrovic, não teve restrições ao entrar no país. Ele chegou à Cali na segunda-feira, vindo de Zagreb. Com o veto ele retornará para seu país.
Fonte: Jovem Pan