Quando vou me vacinar? Posso escolher qual vou tomar? Tire suas dúvidas

Na manhã desta segunda-feira, 18, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

A vacinação contra a Covid-19 começou no domingo, 17, no Estado de São Paulo e deve se iniciar ainda hoje em boa parte das unidades da federação. Na manhã desta segunda-feira, 18, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para anunciar a divisão das seis milhões de doses já disponíveis e iniciar a distribuição aérea feita gratuitamente pelas companhias Azul, Gol, Latam e Voepass. Com a chegada dos imunizantes nos estados e no Distrito Federal, as Secretarias Estaduais de Saúde já têm autorização para começar a vacinar imediatamente. A Jovem Pan listou as principais dúvidas sobre o processo de vacinação. Confira!

Quando vou me vacinar?

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão para início da imunização era a próxima quarta-feira, 20. Porém, na manhã desta segunda, 18, ele antecipou a data em dois dias e deve começar ainda hoje. A CoronaVac foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo, 17, e o Estado de São Paulo iniciou a vacinação logo após o anúncio. Como as doses já estavam disponíveis e foram encaminhadas aos estados nesta manhã, a previsão é que a aplicação comece a partir das 17h.

No Estado de São Paulo, a vacinação segue um calendário paralelo ao do Ministério da Saúde. Dividindo a população pelos grupos de risco, o primeiro grupo a receber as doses são os profissionais da área da saúde e os indígenas. Segundo a programação anunciada pelo governador João Doria em dezembro, a data para primeira dose desse grupo seria 25 de janeiro e, para a segunda dose, 15 de fevereiro. Com a antecipação de uma semana, não foi informado se o cronograma sofreria alterações. Como as doses disponíveis até o momento não são suficientes para uma imunização em massa, os idosos vão precisar esperar mais alguns dias.


Fonte: Jovem Pan

Comentários