O ex-jogador de basquete Sam Jones, segundo atleta com mais títulos da NBA na carreira, morreu nesta sexta, 31, aos 88 anos de idade. A morte foi informada pelo Boston Celtics, franquia pela qual Jones jogou por 12 anos a partir de 1957 e conquistou dez títulos. Jones tem apenas uma conquista a menos que Bill Russell, o maior campeão e seu ex-colega de equipe em Boston. No comunicado do Celtics, a franquia relembra que o jogador era tão prolífico que recebeu o apelido de ‘O Arremessador’, assim como o de ‘Mr. Clutch’ (que quer dizer Sr. Decisivo). Após parar de jogar, ainda foi técnico, tendo dirigido o próprio Celtics por seis anos, além do Washington Bullets e do Seattle Supersonics. Jones foi cinco vezes selecionado para o jogos das estrelas da liga, entrou para o hall da fama do basquete e o número que usava, o 24, foi aposentado pelo Boston Celtics.
O comissário da NBA lamentou a morte de Jones em um comunicado oficial. “Seu estilo altruísta, suas performances decisivas e seu arremesso tabelado característico foram marcas de uma carreira incrível que contou com 10 títulos da NBA em 12 temporadas com o Boston Celtics. Uma lenda da HBCU na Universidade Central da Carolina do Norte e membro das equipes do 25º, 50º e 75º aniversário da NBA, Sam era um companheiro de equipe amado e um competidor respeitado que jogou o jogo com dignidade e classe. Lamentamos a morte de um gigante do basquete e enviamos nossas mais profundas condolências à família de Sam e à organização Celtics”. O Celtics prestou um tributo antes de entrar em quadra nesta sexta contra o Phoenix Suns.
The @celtics pay tribute and hold a moment of silence for 10x NBA champion and NBA legend, Sam Jones. pic.twitter.com/EpSKs49rul
— NBA (@NBA) December 31, 2021
The Jones family is in our thoughts as we mourn the loss of Sam Jones and fondly remember the life and career of one of the greatest champions in American sports.
Full statement: https://t.co/Y9Ix8MQEYr pic.twitter.com/cXLVPZ235m
— Boston Celtics (@celtics) December 31, 2021
Fonte: Jovem Pan