Depois de anunciar o fim da participação em joint venture com a russa Gazprom logo após a invasão russa à Ucrânia, a Shell informou nesta terça-feira, 8, que planeja se retirar dos hidrocarbonetos russos. Por meio de uma publicação no Twitter a empresa declarou: “Como primeiro passo imediato, interromperemos todas as compras à vista de petróleo bruto russo, fecharemos estações de serviço, combustíveis de aviação e operações de lubrificantes na Rússia”. Em um comunicado, a Shell pediu desculpa por ter comprado uma carga de petróleo bruto na semana passada e disse estar perfeitamente ciente dessa decisão. “Apesar de ter sido feita com a segurança de suprimentos em primeiro lugar – não foi a correta e pedimos desculpa”, escreveu a empresa que também informou que vão trabalhar junto com parceiros de ajuda e agências humanitárias para aliviar as terríveis consequências que a guerra está tendo sobre o povo da Ucrânia.
Shell announces intent to withdraw from all Russian oil & gas, aligned with new government guidance.
As an immediate first step, we will stop all spot purchases of Russian crude oil, shut service stations, aviation fuels & lubricants operations in Russia.
— Shell (@Shell) March 8, 2022
Pela manhã, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, informou por meio do Twitter que a Ucrânia solicitou às empresas globais ética e socialmente responsáveis que “interrompam ou suspendam as operações com ou na Rússia, recusando-se, portanto, a financiar sua violência, assassinatos e crimes contra a humanidade”. Junto ao tuíte, Kuleba compartilhou um comunicado onde faz um apelo à comunidade empresarial global. O ministro agradeceu o posicionamento da Shell em sua rede social. “Grato a @Shell por dar este passo moral e responsável e encorajar outras empresas mundiais a seguirem o exemplo”, publicou.
Ukraine requests the ethically and socially responsible global businesses to stop or suspend operations with or in Russia, therefore refusing to finance its violence, murders, and crimes against humanity. Please read and share my full appeal to global business community below. pic.twitter.com/mazfXa7XU8
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 8, 2022