Após manifestações, partido pede afastamento do presidente do Paraguai

Na madrugada de terça-feira, 9, manifestantes se reuniram em frente ao Partido Colorado, ao qual o presidente Mario Abdo Benítez pertence

Os deputados do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) entraram nesta terça-feira, 9, com um pedido de julgamento político para afastar o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Para que a requisição seja aceita, são necessários 53 votos do Congresso Nacional, sendo que o PLRA possui 29 deputados. Como os demais integrantes da casa são, em sua maioria, do Partido Colorado, ao qual o presidente pertence, as chances do pedido ser aprovado são pequenas. A decisão dos parlamentares é uma consequência das manifestações que têm tomado as ruas da capital Assunção devido ao descontentamento com a forma que o governo vem lidando com a crise do novo coronavírus. Desde fevereiro, o número de casos diários da Covid-19 estão acima de mil, sendo que no início da pandemia a quantidade ficava abaixo de cem.

O vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, que também vem sendo um dos alvos da insatisfação popular, defendeu nesta terça-feira, 9, a união nacional para combater a pandemia da Covid-19. “Evidentemente, que chegamos a uma situação em que a população está farta da pouca solução que estamos dando em matéria de saúde, e isso é o que temos que melhorar”, reconheceu o vice-presidente à imprensa. Velázquez também se posicionou contra o julgamento político de Mario Abdo Benítez. “Eu não acredito que seja o momento adequado, na situação em que estamos no país. Acho que, o que temos que fazer, é todos os setores públicos, a sociedade, entrarmos em acordo para melhorar a situação”, afirmou.


Fonte: Jovem Pan

Comentários