Atos de Trump e Bolsonaro se assemelham a governos totalitários, avalia especialista

A construção da narrativa acerca de fraudes eleitorais por Dolnald Trump, ecoa no Brasil por Bolsonaro, tem provocado inquietação nas instituições democráticas

As contas do Facebook, Instagram e Twitch do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foram bloqueadas por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, em um post, após a invasão ao Capitólio por apoiadores do presidente. Durante o ato violento no Congresso, na última quarta-feira, 06, o presidente americano usou as redes sociais para questionar a legitimidade das eleições, sem apresentar provas, e ainda elogiou os manifestantes. Agora, o tempo mínimo que Trump ficará impedido de postar nessas redes será de duas semanas. Isso coincide com a posse do presidente eleito Joe Biden, marcada para o próximo dia 20 de janeiro. As empresas vêem risco do republicano utilizar os serviços de maneira errada, e com a medida esperam pela transição pacífica de poder.

A construção da narrativa acerca de fraudes eleitorais por Donald Trump e que ecoa no Brasil por meio do presidente da república, Jair Bolsonaro, tem provocado inquietação nas instituições democráticas. O chefe do Planalto voltou a contestar o uso de urnas eletrônicas e disse que algo pior do que ocorreu nos Estados Unidos pode acontecer em 2022 no Brasil. Para o coordenador de relações institucionais e governamentais do Mackenzie, Marcos Coimbra, essas atitudes se assemelham a governos totalitários. “É uma característica de regimes populistas, o que fez o presidente Trump. O presidente Bolsonaro, assim como Trump já fez nos últimos anos, está preparando o terreno para questionar a legitimidade das eleições de 2022. Ele até questinou a legitimidade do pleito que o levou ao poder em 2018.”


Fonte: Jovem Pan

Comentários