A Fifa atualizou, na manhã desta quinta-feira, 10, o seu ranking após a realização da Data Fifa de janeiro e fevereiro, a primeira de 2022. A seleção brasileira, depois de empatar com o Equador e vencer o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa Mundo 2022, continuou na segunda posição, atrás somente da Bélgica – a diferença, que estava em dois pontos, aumentou para cinco. A França, atual campeã mundial, manteve o terceiro lugar. A única mudança entre as dez melhores ranqueadas deu-se pela Argentina, que tomou a quarta posição da Inglaterra – invictos há 29 jogos, os “hermanos” triunfaram sobre Colômbia e Chile nas últimas duas partidas realizadas.
Quem, de fato, conseguiu um salto expressivo no ranking da Fifa foi a seleção senegalesa, que venceu pela primeira vez a Copa Africana de Nações, batendo o Egito nas penalidades. Com o feito obtido em território camaronês, os Leões de Teranga subiram a 18ª colocação, sua posição mais alta de todos os tempos. Além do Senegal, a nação africana mais bem ranqueada na classificação, Camarões ascendeu doze lugares, assumindo a 38ª colocação com o em terceiro lugar na Copa da África. Já o vice-campeão Egito é o 34º, também fazendo um movimento interessante. Outros destaques foram Canadá (33º), que atingiu um novo recorde em sua história, e Costa Rica (42º), com ambos desfrutando de fortes performances durante as eliminatórias do Catar 2022 na zona da Concacaf.
???????? Belgium still top ????
???????? Senegal and Canada make big gains ????????
???? Check out the other climbers in the first #FIFARanking of 2022 ????https://t.co/oNwQTScIBB pic.twitter.com/479K7HpSYe— FIFA.com (@FIFAcom) February 10, 2022
Vale lembrar que os sete melhores colocados do ranking serão cabeças-de-chave do Mundial de 2022. Além deles, o Catar, anfitrião do torneio, também ocupará tal posto. Para estabelecer o ranking, a entidade máxima do futebol mantém o critério do algoritmo, considerando várias situações, como resultado do jogo, número de gols e tipo de partida. Amistosos realizados fora da data Fifa, por exemplo, equivalem a pontuação mínima de cinco pontos. Já uma vitória em um confronto válido a partir das quartas de final de uma Copa do Mundo chega a somar 60 pontos.
Fonte: Jovem Pan