Butanvac: Saiba tudo sobre a nova vacina brasileira contra a Covid-19

Instituto Butantan prevê a produção de 40 milhões de doses da Butanvac em 2021

O Instituto Butantan anunciou, nesta sexta-feira, 26, a primeira vacina contra Covid-19 desenvolvida e produzida no Brasil. A entidade vai pedir ainda nesta sexta-feira, 26, autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início aos testes da fase 1 e 2 em humanos já em abril. “Essa vacina será para o Brasil. Prioritariamente para o Brasil e para os brasileiros. Depois de atender os brasileiros, obviamente, atenderemos outras nações irmãs e amigas que também sofrem com a Covid-19”, disse o governador de São Paulo, João Doria, durante o anúncio da Butanvac. Confira o que já se sabe sobre o novo imunizante:

  • Como será produzida a Butanvac? Qual tecnologia será utilizada?

A Butanvac será produzida a partir do vírus da Doença de Newcastle, uma infecção que afeta aves. O vírus em questão não causa sintomas em seres humanos. Para a produção da vacina, o vírus será geneticamente modificado para conter a proteína Spike, substância que o coronavírus usa para se ligar à célula humana. Em seguida, o novo vírus (da Doença de Newcastle + proteína do Sars-CoV-2) será introduzido em ovos embrionados de galinha. Dentro dos ovos, o vírus irá se multiplicar. Em seguida, o vírus será inativado para a formulação da vacina, facilitando sua estabilidade e deixando o imunizante ainda mais seguro. O Butanvac, então, será feitas com fragmentos do vírus morto. Essa tecnologia já é usada no Instituto Butantan para fabricação de vacinas contra a gripe.

  • Qual a vantagem da Butanvac?

A tecnologia utilizada pelo Butantan permite que a produção da vacina seja mais barata. “Nós já estamos falando de uma segunda geração de vacina, porque nós aprendemos com as vacinas anteriores e agora sabemos o que é uma boa vacina para a Covid-19”, explica o diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. “Nós poderemos usar menores doses da vacina por pessoa. Com isso, podemos ter mais vacinas para a população.”

  • A vacina é segura?

O Instituo Butantan garante que o fato do vírus Doença de Newcastle não causar sintomas em humanos bem como a inativação do mesmo garantem que a vacina seja segura. Os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram promissores. Além disso, a tecnologia a ser usada é igual a da vacina da gripe, amplamente conhecida pela comunidade científica. “Nós sabemos produzir a ButanVac, temos tecnologia para isso, e sabemos também que vacinas inativadas são eficazes contra a Covid-19”, explic Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan.

  • O imunizante funcionará contra a variante brasileira do coronavírus?

Sim, a vacina está sendo desenvolvida para ser eficaz contra a P1 de Manaus.


Fonte: Jovem Pan

Comentários