O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou na tarde desta segunda-feira, 11, que os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrirão mais cedo para evitar aglomeração. A medida visa diminuir a proliferação do coronavírus entre os estudantes e acompanhantes. Antes, a abertura dos portões estava marcada para às 12h e o fechamento, para às 13h. Agora, os portões serão abertos às 11h30. Com a mudança, os estudantes terão uma hora e meia para chegar até o local de realização do exame. O Enem está previsto para acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
Neste ano, o vestibular será dividido em duas modalidades com datas distintas, sendo a tradicional prova impressa e a nova opção do Enem digital. Segundo calendário, a modalidade impressa acontece nos dias 17 e 24 de janeiro. Já a nova versão digital será aplicada, de forma inaugural, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado das provas será divulgado em 29 de março e será utilizado como nota para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), responsável pela seleção de alunos das principais universidades federais brasileiras. Estudantes e entidades vem pedindo um novo adiamento do exame em decorrência da segunda onda da pandemia que atinge o Brasil. O Inep, porém, defendeu a manutenção do calendário atual do Enem.
Nos dias de realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 11h30 e fechados às 13h (horário de Brasília). O Inep ressalta que é proibida a entrada de participantes no local de prova após o fechamento dos portões. pic.twitter.com/aYw9iJ3u16
— Inep (@inep_oficial) January 11, 2021
Confira o cronograma (horário de Brasília):
- Abertura dos portões: 11h30
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas: 19h no primeiro domingo e 18h30 no segundo domingo
Fonte: Jovem Pan