Futebol internacional em 2020: Lewa protagonista, Ronaldinho preso e Bayern dominante

Lewandowski e seu Bayern de Munique fizeram bonito, mas fã de futebol também chorou por Maradona e ficou apreensivo com a prisão de Ronaldinho

Torneios interrompidos devido à pandemia, campeonatos de seleções adiados, Bayern de Munique campeão da Liga dos Campeões da Europa, Ronaldinho Gaúcho preso no Paraguai, morte de Diego Armando Maradona. O ano de 2020, sem dúvida nenhuma, foi marcante no futebol mundial. Para relembrar os principais fatos dos últimos 12 meses, a Jovem Pan preparou uma retrospectiva. Veja abaixo.

Efeito Coronavírus

Assim como todas as áreas do planeta, o futebol internacional foi fortemente afetado pela pandemia da Covid-19. Em meados de março, a Liga dos Campeões e quase todos os campeonatos nacionais foram interrompidos devido ao aumento no número de infectados pelo novo coronavírus. Com os portões fechados e protocolos sanitários contra a doença, a bola voltou a rolar inicialmente na Europa. O planejamento de grandes entidades como Fifa, Uefa e Conmebol, no entanto, precisaram ser alterados. A Copa América e a Eurocopa, por exemplo, estavam marcadas para a metade de 2020, mas tiveram as datas alteradas para o mesmo período do ano que vem. Já a Liga dos Campeões e a Liga Europa foram encerradas em maratona com sedes únicas.

Bayern de Munique dominante

Thiago Alcântara foi um dos destaques do título do Bayern de Munique na última edição da Champions League

O time alemão foi, sem dúvida, o melhor em todo o planeta neste ano. Além de vencer o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha, os dois principais torneios locais, o Bayern de Munique também sagrou-se campeão da Liga dos Campeões da Europa 2019/20, em campanha irretocável que contou com 11 vitórias e 100% de aproveitamento. No percurso, o Gigante da Baviera passou fácil pelo Chelsea nas oitavas, atropelou o Barcelona com direito a uma goleada histórica por 8 a 2 nas quartas, derrotou o Lyon com sobras na semi e bateu o PSG na grande decisão. O mérito, claro, vai para Robert Lewandowski, Thomas Muller, Manuel Neuer, Joshua Kimmich e todas as estrelas que brilharam ao decorrer de 2020. Um nome, no entanto, não poderia faltar: o de Hans Flick. O treinador mudou a forma de o time jogar na virada do ano e transformou a equipe alemã em uma máquina. Na atual temporada, o Bayern segue implacável: ganhou a Supercopa da Europa, lidera de novo a Bundesliga e terminou na primeira posição do seu grupo na Champions.

Lewandowski melhor do mundo

Se o Bayern de Munique foi o melhor time, Robert Lewandowski foi o melhor futebolista. Artilheiro da Liga dos Campeões, do Alemão e da Copa da Alemanha, o polonês desbancou os sempre favoritos Lionel Messi e Cristiano Ronaldo para ganhar o Fifa The Best 2020, prêmio da entidade máxima de futebol dado ao principal jogador da temporada. O centroavante, que também ganhou outras premiações ao longo do ano, só não arrebatou a Bola de Ouro porque a revista “France Football” decidiu não realizar sua cerimônia em razão da pandemia da Covid-19.


Fonte: Jovem Pan

Comentários