A chegada da variante Ômicron e o surto de gripe aumentaram as incertezas quanto ao Carnaval de 2022. Nesta quinta-feira, 23, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), cancelou as festas, então marcadas para o feriado de fevereiro. “A decisão está tomada: não haverá Carnaval na Bahia em fevereiro de 2022. Hoje temos 2,4 milhões de baianos com a vacina contra a Covid em atraso. Além disso, estamos lidando com uma epidemia de gripe, que tem sobrecarregado o sistema de saúde. Precisamos ter responsabilidade com a saúde e a vida das pessoas. Realizar o Carnaval no modelo tradicional, como uma festa em larga escala, se mostra inviável. Mais pra frente, avaliaremos o que pode ser feito e em que condições”, escreveu em sua conta no Twitter.
“Também sentaremos com os Municípios para avaliar algum tipo de recurso para aquelas pessoas que tiram da festa o seu sustento. Neste momento, repito o meu apelo de sempre, que vale tanto para o coronavírus quanto para o vírus da gripe: use máscara e vacine-se!”, acrescentou Rui Costa. O movimento do governador baiano não é único. Também na manhã desta quinta-feira, 24 blocos de rua que participariam do Carnaval de São Paulo foram cancelados. A confirmação veio através do Diário Oficial da União. “A autorização definitiva para a realização do Carnaval de Rua da Cidade de São Paulo em 2022 está condicionada à liberação pela COVISA (Coordenadoria De Vigilância Em Saúde)“, diz um trecho. Veja a lista dos blocos cancelados abaixo.
- Fresquinhas
- Tarsilas & Andrades
- Arena Folia
- Bloco do Abrava
- Bloco do Piruka/Kondzilla
- Cobra Criada
- BLOCO DA OSE
- Bloco Filhas da Lua
- O Baile
- Bloco TT
- CARNA-GRIME
- KiaMor de Carnaval
- Bloco das Gloriosas
- O Baile
- Banda Mon Amour
- Bloco de Rua Vem Ku Nóis Ó
- Bloco Carnavalesco Bufalos de
- Vila Prudente
- CARNAFLUXO
- Vra Power
- Bloco do Fubá
- Conselho do Samba
- Bloco Te Amo Mas Só Como Amigo
- Afoxé Filhos de Gandhy SP
- Pipoca da Rainha
A decisão está tomada: não haverá Carnaval na Bahia em fevereiro de 2022. Hoje temos 2,4 milhões de baianos com a vacina contra a #Covid em atraso. Além disso, estamos lidando com uma epidemia de gripe, que tem sobrecarregado o sistema de saúde.
— Rui Costa (@costa_rui) December 23, 2021
Fonte: Jovem Pan