O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro e serve como um reconhecimento dos descendentes africanos e da importância desse grupo na construção da sociedade brasileira. Além disso, o dia suscita questões essenciais como o combate ao racismo, a discriminação e a busca por igualdade social. Pensando na atuação de homens e mulheres negras no esporte, reunimos dez personalidades negras que fizeram muito por suas modalidades e inspiram outros jovens atletas ao redor do mundo. Confira a lista abaixo:
1. Tiger Woods (golfe)
Eldrick Tont Woods, mais conhecido como Tiger Woods, é um dos melhores golfistas profissionais do mundo. Nascido na cidade de Cypress, na Califórnia, o jogador teve um papel importante em desenvolver o golpe, um esporte tradicionalmente elitista, entre as minorias raciais no país. Dentre seus feitos está a conquista de treze títulos importantes antes dos 30 anos de idade (Masters de Golfe, U.S. Open, The Open e PGA) e o que mais vezes conquistou a PGA Tour entre qualquer atleta em atividade. Ao todo foram 108 títulos. Além disso, em 2009, Tiger se tornou o primeiro desportista bilionário da história, arrecadando US$ 1 bilhão em patrocínios, cachês e prêmios, segundo a Forbes.
2. Michael Jordan (basquete)
Michael Jordan é a cara do basquete americano. Não só por ser o símbolo da NBA, mas por ser o atleta mais conhecido da modalidade de todos os tempos. Nascido em Nova York, Michael Jeffrey Jordan fez sucesso no Chicago Bulls entre os anos 80 e 90. Obstinado pela vitória, o ala-armador venceu seis títulos do campeonato nacional, dois ouros olímpicos com a seleção americana (1984 e 1992), uma Copa América de Basquete (1992) e um ouro nos Jogos Pan-Americano (1983). Jordan também faturou muito fora das quadras. Transformou o mercado de tênis para atletas com seu ‘Air Jordan‘, da Nike, participou de documentários e filmes como “Space Jam: O Jogo do Século” e ainda se arriscou no beisebol profissional. Aposentado, Jordan hoje é dono do Charlotte Hornets.
3. Anderson Silva (MMA)
O brasileiro Anderson Silva, chamado de ‘Spider’, é considerado um dos maiores lutadores de MMA da história. Recordista de defesas de cinturão – 10 consecutivas – Anderson é natural de São Paulo e entrou para o mundo da luta aos 18 anos. Depois de se graduar em taekwondo, muay thai e jiu-jitsu, ele estreou no circuito de lutas profissionais em 2001. Mas foi somente em 2006 que sua carreira deslanchou, com a entrada no UFC. Foram lutas memoráveis, como as contra Chael Sonnen e Victor Belfort. Recentemente, Anderson anunciou sua aposentadoria após perder a luta contra Uriah Hall no último dia 31 de outubro.
4. Lewis Hamilton (automobilismo)
Lewis Hamilton é o homem do momento no automobilismo. Em 2020, além de se posicionar fortemente contra o racismo, o britânico de 35 anos igualou Michael Schumacher como o maior vencedor da Fórmula 1, com 7 títulos conquistados. No auge de sua carreira, o piloto tem tudo para ultrapassar a marca no próximo ano e se tornar o maior da história da modalidade. Hamilton acumula recordes: tem o maior número de vitórias em Grandes Prêmios (94 triunfos), o maior número de pontos na carreira (3.713), o maior número de pole positions (97), o maior número de pódios (162), o maior número de Grand Chelem em uma temporada (três) e o maior número de pontos em uma temporada (413). Um dos grandes ídolos da nova geração, Lewis ainda tem muito para conquistar.
Fonte: Jovem Pan