Pesquisa aponta que calafrios, perda de apetite, dor de cabeça e dores musculares podem ser sintomas da Covid-19

O estudo "React 1" foi realizado com mais de um milhão de pessoas na Inglaterra entre junho e dezembro de 2020 e janeiro de 2021

Além dos sintomas clássicos da Covid-19, como perda de paladar, perda de olfato, tosse e febre, os resultados preliminares da pesquisa “React 1” divulgados pela Imperial College na quarta-feira, 10, apontam que calafrios, perda de apetite, dor de cabeça e dores musculares também estão relacionados à doença. O estudo foi realizado com mais de um milhão de pessoas na Inglaterra entre junho e dezembro de 2020 e janeiro de 2021. A pesquisa alerta que cerca de 60% das pessoas infectadas não relataram nenhum sintoma na semana anterior ao teste. Os pesquisadores utilizaram o teste PCR, colhido por meio do Swab, que utiliza um cotonete para colher secreções do nariz. A “React 1” mostrou que ter qualquer um desses outros sintomas ou os clássicos, isoladamente ou em combinação, estava associado à infecção pelo coronavírus. Quanto mais sintomas as pessoas apresentam, maior é probabilidade do teste ser positivo.

A incidência desses sintomas, porém, variam de acordo com a faixa etária. Dores de cabeça foram relatadas principalmente por jovens de 5 a 17 anos. A perda de apetite, por sua vez, foi relatada por pessoas entre 18 e 54 e com mais 55 anos. As dores musculares, em pessoas 18 a 54 anos. Calafrios é uma excessão: o sintoma foi associado a testes positivos em todas as idades. Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos apresentaram maior probabilidade de relatar febre, tosse persistente e perda de apetite em relação aos adultos.


Fonte: Jovem Pan

Comentários