A Prefeitura do Rio de Janeiro planeja espalhar 13 palcos pela capital fluminense, incluindo três no bairro de Copacabana, durante o réveillon deste ano. A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) divulgou na manhã desta sexta-feira, 6, o caderno de encargos e contrapartidas para as empresas que têm interesse em patrocinar os eventos. A gestão esclarece que a realização de virada para 2022 será condicionada as determinações estabelecidas pelos órgãos competentes em relação ao combate da Covid-19 no município. Sendo assim, a realização do evento pode ser impossibilita pelo agravamento do cenário epidemiológico da pandemia na cidade.
Atualmente, o Rio de Janeiro vê um aumento de casos e um risco da disseminação da variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia e considerava mais transmissível. O documento não define quais as medidas sanitárias devem ser tomadas pelos organizadores. Estima-se a presença de cerca 1 milhão de pessoas espalhadas nos 13 palcos. Este ano, os espetáculos pirotécnicos estão permitidos desde que estejam de acordo com as normas de segurança. Em 2020, a tradicional queima de fogos de Copacabana foi cancelada visando evitar a aglomeração e concentrações de pessoas na região. Neste ano, a gestão municipal pretende encaixar três palcos na praia: um principal e dois satélites. Além dos três pontos em Copacabana, a prefeitura pretende instalar mais 10 palcos nos seguintes locais:
- Boulevard Olímpico, em Gamboa
- IAPI da Penha
- Piscinão de Ramos
- Praia do Flamengo
- Praia da Bica, na Ilha do Governador
- Praia da Capela, na Pedra de Guaratiba
- Praia de Sepetiva
- Praia da Moreninha, em Paquetá
- Praça Guilherme da Silveira, em Bangu
- Praça do Samba, no Parque de Madureira
O palco em Boulevard Olímpico é uma novidade para o réveillon de 2021/2022. As empresas têm até o dia 6 de setembro para enviar as propostas. A instituição será responsável pela operacionalização, formatação e fornecimento de toda a infraestrutura necessária para o atendimento das necessidades do projeto técnico. Em contrapartida, as empresas poderão expor as suas marcas durante a realização do evento.
Fonte: Jovem Pan