Negociadores da Rússia e Ucrânia voltaram a se reunir nesta terça-feira, 15, após uma pausa na quarta rodada de negociações que teve início na segunda-feira, 14. Após seis horas de reunião, o representante ucraniano, Mikhailo Podoliak, informou por meio de um tuíte que a reunião vai continuar na quarta-feira, 16. “Continuaremos amanhã. Um processo de negociação muito difícil e viscoso. Existem contradições fundamentais. Mas certamente há espaço para concessões. Durante o intervalo, o trabalho em subgrupos será continuado…”, informou.
We’ll continue tomorrow. A very difficult and viscous negotiation process. There are fundamental contradictions. But there is certainly room for compromise. During the break, work in subgroups will be continued…
— ??????? ??????? (@Podolyak_M) March 15, 2022
Antes do início da reunião, Podoliak, havia informado que “assuntos de regulamentação geral, cessar-fogo, retirada de tropas do território do país” seriam discutidos. O conflito entre os dois países já está no 20º dia e mais de 3 milhões de pessoas já deixaram o país desde o dia 24 de fevereiro. Os russos querem que a Ucrânia assuma o compromisso de neutralidade, reconheça a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk e desista da Crimeia. Já os ucranianos, querem uma trégua imediata e a retirada das tropas inimigas