O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou nesta segunda-feira, 21, que pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação do procurador-geral da República, Augusto Aras, por prevaricação. A ação ocorre após o PGR solicitar o arquivamento do inquérito que apurava o suposto vazamento de dados sigilosos por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Acabamos de acionar o STF para investigar o Sr. PGR, Augusto Aras, por prevaricação. Mesmo com a PF apontando o crime, Aras se manifestou pelo arquivamento de inquérito em que se atribuiu ao Bolsonaro a prática de crime de violação de sigilo”, afirmou Randolfe nas redes sociais.
Prevaricação é quando o funcionário público adia ou deixa de cumprir atos de ofício. Na última quinta-feira, 17, Aras pediu ao STF o arquivamento do inquérito que investiga Bolsonaro. A Polícia Federal alega que o presidente vazou informações sigilosas de uma investigação que apurava um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PGR, no entanto, entendeu que os dados não estavam sob sigilo e que o mandatário não cometeu crime ao divulgá-los.
ATENÇÃO! Acabamos de acionar o STF para investigar o Sr. PGR, Augusto Aras, por prevaricação. Mesmo com a PF apontando o crime, Aras se manifestou pelo arquivamento de inquérito em que se atribuiu ao Bolsonaro a prática de crime de violação de sigilo. https://t.co/zWBvL2L76T
— Randolfe Rodrigues ???????? (@randolfeap) February 21, 2022