De acordo com os dados disponibilizados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), o número de refugiados da Ucrânia já passa de um milhão. Segundo o último registro feito na quinta-feira, 3, 1.038.583 deixaram o país. “Em apenas sete dias, vimos o êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos”, tuitou o alto comissário do Acnur, Filippo Grandi, que complementou dizendo que “para milhões de outros, dentro da Ucrânia, é hora das armas caírem para que a assistência humanitária possa chegar e salvar vidas”. Em 24 horas, o número de ucranianos aumentou em 200 mil, de acordo com os números da Organização das Nações Unidas (ONU).
In just seven days we have witnessed the exodus of one million refugees from Ukraine to neighbouring countries.
For many millions more, inside Ukraine, it’s time for guns to fall silent, so that life-saving humanitarian assistance can be provided.
— Filippo Grandi (@FilippoGrandi) March 2, 2022
O principal destino que tem sido buscado pelos refugiados é a Polônia. Segundo informações dos guardas de fronteira poloneses, o país já recebeu mais de 575 mil pessoas desde a invasão russa que aconteceu na quinta-feira, 24. Em seguida vem a Hungria, que já registrou o acolhimento de mais de 133 mil ucraniano que estão passando por uma de suas cinco fronteiras. Eles têm disponibilizado prédios públicos para alojar quem chega lá. Na Moldávia, há registro de mais de 97 mil , já na Romênia, onde dois campos foram criados, um em Sighetu e outro em Siret, são mais de 51 mil. Eslováquia, Belarus e a própria Rússia, também tem servido de refúgio para quem quer deixar a Ucrânia. Outros países da Europa têm aberto as portas, segundo a ACNUR, já são mais de 88 mil.