Sepultadores, professores e promotores: Categorias cobram prioridade na vacinação

Pesquisadores do Comitê de Saúde da pessoa idosa da Fiocruz defendem a inclusão de idosos com limitações funcionais, independente da idade

Após sofrer pressão de cirurgiões dentistas, a prefeitura da capital paulista anunciou na última quinta-feira, 04, que funcionários de saúde da rede privada com mais de 60 anos serão vacinados a partir desta terça-feira, 09. Na cidade, até o momento, apenas os dentistas da rede pública foram priorizados. A estimativa é que 75% dos profissionais de odontologia trabalham em consultórios particulares. A doutora Ana Saraiva é uma delas. Tem pessoas que falam: vocês não são da saúde, vocês têm que ser os últimos a tomar a vacina. É desmerecedor e a gente sabe que a saúde começa pela boca, tantos problemas na boca do paciente que podem levar a ter problema de estômago, de rins, do coração. Mas muita gente não vê dessa forma e é muito triste ver que o governo vê dessa forma”, afirmou.

Diferente da capital, municípios do Grande ABC, assim como Cotia e Guarulhos, já iniciaram a vacinação de dentistas da rede pública e privada. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, disse que todas as decisões da prefeitura foram baseadas no Plano Nacional de Imunização. “Nesta terceira fase que iniciamos o agendamento online, nós priorizamos os dentistas porque eles têm um contato direto com um teórico material infectante, que é a saliva. O dentista atua diretamente com a saliva. Então além de toda proteção, é fundamental que possamos imunizá-los.”


Fonte: Jovem Pan

Comentários