O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado a mensagem na qual propõe a recondução de Augusto Aras para mais dois anos no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). O anúncio foi feito em seu perfil no Twitter, na tarde desta terça-feira, 20. É a segunda vez que o chefe do Executivo ignora a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). “Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras”, diz a publicação. A recondução precisa do aval do Senado, onde Aras será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Aras chegou a ser cotado para a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi preterido pelo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça. O chefe da AGU, que enfrenta resistência de uma ala de senadores, também precisa ser sabatinado pela CCJ do Senado.
– Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 20, 2021