Diversas personalidades dos Estados Unidos tiveram posts suspeitos publicadas em suas contas no Twitter nesta quarta-feira. Os perfis de Elon Musk, Kanye West, Kim Kardashian, Bill Gates, Barack Obama, Kim Kardashian, entre outros, publicaram mensagens sobre criptomoedas, prometendo dobrar o dinheiro de quem fizesse transações de bitcoins para uma carteira específica.
Estamos cientes de um incidente de segurança impactando contas no Twitter. Estamos investigando e tomando medidas para corrigi-lo. Daremos mais informações em breve. https://t.co/7FKKksJqxV
— Twitter Comms (@TwitterComms) July 15, 2020
Continuaremos a limitar a capacidade de Tweetar, resetar senha e outras funcionalidades enquanto lidamos com a situação. Agradecemos a paciência.https://t.co/GnzlX14RHP
— Twitter Comms (@TwitterComms) July 15, 2020
O Twitter identificou a possível fraude, e afirmou estar ciente e investigando o ocorrido. A suspeita é de que hackers tenham invadido as contas para se aproveitar do grande número de seguidores que os famosos somam. “Decidi retribuir à minha comunidade. Todas as Bitcoins enviadas para o endereço abaixo serão enviadas de volta em dobro. Se você enviar 1.000 dólares, eu devolverei 2.000 dólares. Só o farei por 30 minutos”, escreveram os hackers na conta de Biden, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos.
Segundo a Folha, mais de 300 pessoas caíram no golpe. Por volta das 19h30, o Twitter alertou que, por conta das investigações, os usuários poderiam encontrar dificuldades para tuitar e alterar configurações pessoais. As mensagens publicadas foram rapidamente apagadas.