Joe Biden convida Bolsonaro, Putin e Xi Jinping para reunião sobre o clima

Joe Biden convida líderes mundiais para reunião sobre o clima

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou 40 líderes mundiais para uma cúpula virtual contra a mudança climática, os chefes de governo da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, com quem tem uma relação de rivalidade, e também o do Brasil, Jair Bolsonaro. De acordo com a nota oficial emitida pela Casa Branca, lideranças de 17 países que são responsáveis por 80% das emissões globais foram convidadas para a cúpula, que será realizada nos dias 22 e 23 de abril, assim como os chefes de Estado e de governo de outras nações que sofrem os efeitos da mudança climática ou que demonstraram vontade de combatê-la.

A Casa Branca também disse que antes do encontro anunciará metas ambiciosas para reduzir as emissões de carbono através do Acordo Climático de Paris, que os EUA deixaram sob o governo de Donald Trump, mas retornaram com a chegada de Biden ao poder. O objetivo da reunião, de acordo com o comunicado, é convidar outros países a formularem seus próprios compromissos para reduzir os gases de efeito estufa. Entre os líderes latino-americanos convidados, além de Bolsonaro, estão os presidentes de Argentina, Alberto Fernández; Colômbia, Iván Duque; Chile, Sebastián Piñera; e México, Andrés Manuel López Obrador.

Também se espera a presença da presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen; a chanceler alemã, Angela Merkel; o presidente francês, Emmanuel Macron; o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez; e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Outros convidados incluem o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, que lidera o país com as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo. A Casa Branca espera que o encontro, que Washington vai sediar, sirva para preparar a Cúpula Climática de Glasgow (COP26), que deveria ter sido realizada no final de novembro de 2020, mas foi adiada por causa da pandemia do coronavírus e está programada para ocorrer entre 1º e 12 de novembro deste ano.


Fonte: Jovem Pan

Comentários