Recentemente, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a rede social deixará de ser um aplicativo de compartilhamento de fotos. A afirmação foi feita em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram no dia 30 de junho, no qual Mosseri diz que a plataforma enfrenta uma competição e que os usuários estão buscando formas de entretenimento. “Nós não somos mais um app de compartilhamento de fotos. Em uma pesquisa, a primeira coisa que as pessoas dizem como usam o Instagram, elas falam que é para entretenimento. As pessoas nos procuram para isso. Na última semana, eu compartilhei internamente nossos esforços em tentar nos guiar neste caminho, do entretenimento e do vídeo. Precisamos ser sérios, nós temos uma grande competição neste momento”, afirmou o diretor da rede, se referindo ao crescimento de outras redes sociais, como o TikTok, o qual citou nominalmente no anúncio: “O TikTok é enorme, o Youtube é ainda maior e também está dando passos altos. As pessoas estão olhando o Instagram buscando entretenimento e temos uma grande competição, e nós precisamos abraçar isso. O que quer dizer que teremos mudanças”. Dentro desse cenário, Mosseri falou que a equipe do Instagram trabalha por mudanças em quatro áreas: criadores de conteúdo, vídeo, compras e troca de mensagens.
Se por um lado as mudanças indicam uma tentativa do aplicativo de brigar com seus concorrentes, por outro elas podem dificultar o trabalho de criadores de conteúdo que não se aplicam aos moldes pretendidos pela plataforma. A criadora Izabel Gimenez, de 21 anos, que mantém o perfil “Bel Sem Padrão” no Instagram, onde fala sobre autoestima e empoderamento feminino, diz que as mudanças podem complicar os criadores caso exijam um esforço ainda maior para manter seus conteúdos relevantes na plataforma. “Meu medo com essa mudança é que acabe exigindo ainda mais da gente. Porque o algoritmo está mudando a todo momento, é muito frenético. Quando você acha que está entendendo, ele muda de novo. E é muito difícil você conseguir lidar com isso porque não dá para fazer uma estratégia super a longo prazo. Cada vez mais é exigido mais publicações, mais tempo, mais desgaste. Se você se dá uma semana para não postar nenhum conteúdo, seu engajamento já cai por terra, parece que as pessoas param de receber seu conteúdo como se você não tivesse mais credibilidade”, afirmou Izabel.
Fonte: Jovem Pan