A taxa de ocupação de leitos de UTI em Marília para pacientes adultos com covid subiu para 77,14% nesta segunda-feira (21). Foi o segundo maior índice de leitos de emergência ocupados desde o início da pandemia – a maior taxa foi no dia 1º de setembro, quando a ocupação chegou a 82,86%.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, fez um alerta à população para que esse quadro possa ser revertido o quanto antes.
“Atenção! Estamos caminhando rapidamente para uma situação de ocupação total de nossa capacidade caso a população não interrompa o comportamento atual. Estamos próximos de disponibilizar a vacina à população, quando órgãos responsáveis autorizarem”, disse.
Ele comentou que a Secretaria Municipal de Saúde já antecipou seu planejamento e o cronograma da ação será executado quando o governo do Estado de São Paulo enviar o quantitativo correspondente.
“Colapsar nossa rede de saúde neste momento seria péssimo para todos, uma vez que teríamos que encaminhar pacientes para tratamento em outros municípios”, diz.
Para evitar esse quadro, o secretário reforçou as medidas de prevenção:
– Evite locais com aglomeração
– Use sempre máscara corretamente (cobrindo o nariz)
– Promova distanciamento ao conversar
– Higienize constantemente as mãos com água e sabão
– Não toque com as mãos nos olhos, nariz ou boca
– Adote medidas de proteção e cuidados ao receber parentes nas festas de final de ano, mas, se possível, evite
Mais de 7 mil
Marília ultrapassou o registro de 7 mil casos de coronavírus. Até esta segunda-feira (21), 7.010 casos da doença já haviam sido confirmados desde o início da pandemia.
Até agora, 96 óbitos foram confirmados em função da covid-19 no município. Existem atualmente 184 casos em transmissão e nenhum óbito suspeito está sendo investigado no momento.
Ao todo, 25.977 casos já foram descartados e 1.701 casos suspeitos aguardam resultados de exames.
Fonte: D Marília