Black Friday: Conheça seis ferramentas para monitorar os preços antes do evento

Mesmo com expectativa de maior participação dos canais online, a tendência é de ofertas menos vantajosas

O mês de novembro abriga uma das datas mais esperadas pelo comércio – e pelos consumidores: a Black Friday. O evento anual, que tem origem nos Estados Unidos e que acontece em 27 de novembro deste ano também no Brasil, propõe a abertura das lojas em horários antecipados e vantajosos descontos. Em 2020, no entanto, um ano repleto de impactos provocados pela Covid-19 no comércio, com o fechamento nas lojas nos meses mais críticos da pandemia e a baixa nos estoques e na cadeia de produção, especialistas alertam que a Black Friday terá descontos menores. Mesmo com expectativa de participação recorde dos canais online, a tendência é de poucas promoções, efetivamente, vantajosas. Mas, afinal, como saber se uma oferta vale a pena? A Jovem Pan preparou uma lista com seis plataformas de monitoramento e comparação de preços para te ajudar a analisar o histórico dos produtos, conquistar cupons e maiores descontos na data e evitar prejuízos e compras que não vão trazer vantagens. Veja abaixo as indicações, os diferenciais e as principais funcionalidades das plataformas:

Zoom

Considerado referência para monitoramento e comparação de preços, o Zoom é a plataforma mais bem avaliada entre o segmento. Entre as principais funcionalidades disponíveis está o histórico de preço, que apresenta as variações de valores de um determinado produto durante os últimos seis meses ou nos últimos 40 dias, o que pode evitar que os consumidores caiam em ofertas menos vantajosas na Black Friday. Após cadastro no site, também é possível criar uma lista de desejos e estabelecer um alerta de preços para receber, por e-mail ou Whatsapp, uma notificação quando o seu produto escolhido atingir o valor definido. Além disso, também interessante para o período de Black Friday, a funcionalidade apresenta opções de sites confiáveis para compra, permite fazer a comparação de até quatro produtos similares e dispõe de uma “Análise do Especialista”, onde um profissional do Zoom destaca os pontos positivos do produto e também avisa sobre as desvantagens. Avaliações dos usuários e ficha técnica com detalhes de configuração também estão disponíveis no site, que possui aplicativos para smartphones Android e IOS.

Buscapé

Com proposta bem similar ao Zoom, outra plataforma tradicional para monitoramento e comparação dos preços é o Buscapé. A ferramenta também apresenta entre as principais funcionalidades o histórico de preços, com opções de variação nos últimos seis meses e nos últimos 40 dias, além do destaque para a atual melhor cotação. Indicações de lojas confiáveis, comparação de produtos e alerta de preços também estão disponíveis. Um diferencial do Buscapé é a etiqueta “Saldão“, que destaca produtos que estão com os melhores preços históricos pela análise da plataforma. A ferramenta também tem aplicativos disponíveis na Play Store (Android) e Apple Store (IOS). Para ter acesso às funcionalidades comparativas e de monitoramento do Buscapé não é obrigatório fazer cadastro.

JáCotei

O JáCotei também apresenta histórico de preços. Com opção de aplicativo para smartphones Android e IOS, a ferramenta traz um gráfico duplo de variação de preços, mostrando os maiores e os menos valores já atingidos. Entre as funcionalidades disponíveis, está um comparativo de valores em diferentes lojas, mostrando de forma fácil e objetiva qual a melhor oferta para aquele produto, e o selo “JáBaixou”, que identifica produtos que estão com o menor preço dos últimos seis meses. No JáCotei também é possível adicionar um alerta de preço e criar uma lista de desejos, incluindo produtos de diversas categorias, como itens de informática, escritório, celulares e eletroeletrônicos, alimentos e bebidas, livros e pet shop. O grande diferencial da ferramenta fica pela disponibilidade de uma extensão para o navegador do computador. Ao acessar uma loja online com o dispositivo instalado, o consumidor recebe informações sobre o menor preço do mesmo produto no JáCotei, evitando desvantagens nas compras. A plataforma, assim como o aplicativo, é gratuita para os usuários, sendo necessário cadastro para acesso a algumas funcionalidades.


Fonte: Jovem Pan

Comentários