O Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania) da Comarca de Marília realizou 86 audiências durante a 15ª Semana Nacional da Conciliação, com o tema “Menos conflitos e mais resultados”. Os acordos foram firmados entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, com o auxílio dos conciliadores.
Nos casos em que as partes já tinham o processo em andamento, foram alcançados 53% de acordos. Nas situações em que os reclamantes procuraram primeiro o Cejusc, o percentual de acordos chegou a 97%. Todos os casos foram encaminhados para a homologação na Justiça.
Em razão da pandemia da covid-19, as audiências conciliatórias foram realizadas de forma totalmente remota. A chefe de Seção Judiciária, Juliana Raquel Nunes, ressalta que o serviço tem se dedicado em manter um padrão de qualidade de seus atendimentos.
“Foi a primeira edição que aconteceu de forma virtual, mas trabalhamos para facilitar a acesso às audiências de conciliação. Todas as audiências contam com os conciliadores do Cejusc. A conciliação evita o ajuizamento de ações perante o Poder Judiciário, que acabam por acarretar graves desgastes financeiros e emocionais”, informou.
O Cejusc Marília atende casos de divórcio, reconhecimento de união estável, reconhecimento de paternidade, regulamentação de guarda e visitas, fixação de alimentos, renegociação de dívidas, planos de saúde, telefonia, problemas de vizinhança e na prestação de serviços.
Solicitação
É necessário que seja encaminhado um e-mail para o Cejusc, via cejusc.marília@tjsp.jus.br, relatando o problema e informando o contato telefônico ou endereço eletrônico da outra parte.
Caso haja consenso, será solicitada a apresentação dos documentos pessoais e demais documentos relacionados à demanda. Os interessados só precisam ter e-mail, internet, celular ou computador com câmera e áudio.
O Cejusc agenda uma data para a audiência em busca da solução mais viável para o problema enfrentado. A audiência ocorrerá de forma virtual, que será acessada através da plataforma Microsoft Teams, mediante convite enviado no e-mail das partes.
Para outras informações, os telefones são (14) 2105-4020 ou 2105-4018. Os atendimentos do Cejusc são gratuitos, sendo cobrado apenas o valor de R$ 60 referente aos honorários do profissional conciliador/mediador.
Fonte: D Marília