As Forças Armadas realizarão um desfile de blindados e tanques de guerra na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento acontecerá nesta terça-feira, 10, dia em que está marcada a votação da PEC do voto impresso. Segundo a Marinha, o comboio formado por veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra passará por Brasília a caminho do Campo de Instrução de Formosa. Lá, acontecerá uma Demonstração Operativa no dia 16 de agosto. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, irão receber convites para a demonstração. O evento acontece anualmente, mas, nesse ano, contará também com participação de militares e equipamentos da Força Aérea e do Exército.
A estimativa é de que cerca de 2,5 mil militares participem da ação. “A Operação Formosa tem o propósito principal de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa”, afirmou um comunicado da Marinha. A demonstração dividiu reações em Brasília. O vice-presidente da CPI da Covid-19, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi uma das figuras políticas que se manifestou contra o ato, dizendo que “colocar tanques na rua não é demonstração de força, e sim de covardia”.
Alguns avisos ao Sr. inquilino do Palácio do Planalto:
1) Colocar tanques na rua não é demonstração de força, e sim de COVARDIA;
2) Os tanques não são seus, pertencem à Nação;
3) Quer tentar golpe Sr. @jairbolsonaro ? É o crime que falta para lhe colocarmos na cadeia.— Randolfe Rodrigues ???????? (@randolfeap) August 9, 2021
Fonte: Jovem Pan