Radares da SP-294 são desativados e não existe prazo para retomada

Os pedágios de Marília, Tupã e Quintana da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) foram desativados por tempo indeterminado pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo). Ainda não há prazo para retomada dos equipamentos.
A retirada ocorreu em virtude do contrato de concessão assinado pela Concessionária Eixo SP, que venceu a concorrência internacional para concessão do lote Pipa de rodovias. O contrato foi de R$ 1,1 bilhão e tem validade de 30 anos. Antes da concessão, estava previsto que o DER era o responsável pela instalação e pela manutenção dos dispositivos eletrônicos.
Agora, a Concessionária Eixo SP é a responsável pelos radares fixos. A empresa comunicou que, desde junho deste ano, foram realizadas análises para a manutenção dos radares.
“Estamos fazendo estudos técnicos para o apontamento de localização de radares no trecho de concessão, antes sob administração do departamento estadual”, declarou a Eixo, por meio de nota.
Sem previsão para retomar o serviço de fiscalização de velocidade, a Eixo SP também não comunicou se pretende alterar a localização dos radares.
O relatório do estudo feito pela concessionária ainda será entregue à Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) até o próximo mês, para avaliação e aprovação.
Para que os radares voltem, a Artesp terá que concordar com a localização e a definição de prioridades na instalação.


Fonte: D Marília

Comentários