Sem Papai Noel por causa da pandemia, shoppings apostam em videochamadas, Smurfs e até coelhinhos

Sem poder contar com Papai Noel de carne e osso, São Bernardo Plaza Shopping lançou o Natal dos Smurfs

Mickey Mouse, Smurfs e os coelhos compartilham uma mesma característica: todos são personagens do universo infantil. No entanto, neste ano, além de figuras das principais fábulas e desenhos, eles também se tornaram temas de decorações natalinas, substituindo os tradicionais duendes, bonecos de neve e, até mesmo, a principal figura do Natal: o Papai Noel. Em um ano marcado pela impossibilidade de contato entre crianças e o bom velhinho, shoppings centers e centros comerciais paulistas adotam ferramentas tecnológicas e buscaram novas maneiras para atrair o público. Com uma temática especialmente voltada para a pandemia da Covid-19 e seus significados, o Shopping Jardim Sul, na capital paulista, escolheu um tema diferente para o Natal 2020: as janelas. O motivo para a escolha se deu pelo forte significado delas durante o período de isolamento social. “O ano de 2020 foi muito desafiador, e as janelas foram os símbolos por onde as pessoas expressaram suas emoções, compartilharam sentimentos. No momento do isolamento social, a janela foi um símbolo muito representativo de conexão com o mundo. Das janelas que as pessoas expressaram sua solidariedade ao próximo, sua gratidão aos profissionais da saúde, que tanto fizeram por todos. E foram das janelas que as pessoas se manifestaram por um mundo melhor”, conta a gerente de marketing do Jardim Sul, Maria Luiza Thome.

Em um ano sem a presença física do Papai Noel, o centro comercial planejou toda a ambientação do espaço ao novo tema natalino. Na decoração, diferentes janelas enfeitam a árvore de Natal e, com o uso da tecnologia, os visitantes podem fazer videochamadas e espiar pela janela o Papai Noel. “Tem criança que você realmente vê os olhos brilhando por estar ali, vendo o Papai Noel na casa dele. E isso começa a fazer muito sentido, porque elas sabem que [pela pandemia] ele não pode sair. ‘Ele está na casa dele, mas ele não deixou de me ouvir’, elas pensam. Então, não foi um ano perdido. No final das contas, pelo menos conseguimos conectar e trazer essa magia do Natal em um ano tão difícil.”

Outro shopping que adotou recursos tecnológicos para aproximar os visitantes do Papai Noel foi o São Bernardo Plaza Shopping, localizado na Grande São Paulo. Por meio de agendamento, as famílias podem reservar um horário para conversar, também por videochamada, com a figura natalina. As reservas são feitas por aplicativo e cada conversa dura, em média, cinco minutos. “A gente consegue perceber o quão felizes as crianças e as famílias saem depois do tempo que elas têm com o Papai Noel. É gostoso poder viver isso daqui. Em um ano em que a gente triplicou a segurança, poder ver o sorriso de uma criança”, conta o superintendente Yuri Lomazzi. Quanto à decoração, neste ano o tema principal do espaço são os Smurfs, protagonistas de filmes e desenhos infantis. Com direito a réplicas, o vermelho natalino abre espaço para os diferentes tons de azul, marca registrada dos personagens. A mudança de tema acompanha uma tendência que busca unir a magia do Natal com personagens queridos pelo público. “A escolha foi pensada para conectar gerações, eles têm esse impacto muito bacana quando pensamos na história deles. Há muitos adultos que tiveram os Smurfs como parte da infância e que têm vindo ao shopping.”


Fonte: Jovem Pan

Comentários