Marília piora no ranking de mortes por covid, mas índice de óbitos ainda é baixo

Marília desceu quatro posições no ranking da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), levantamento que analisa o índice de mortes por covid-19 em cidades do Estado, mas o índice de óbitos no município ainda é considerado baixo.

No levantamento mais recente feito pela Comissão de Estudos Epidemiológicos para Enfrentamento da Covid-19 da associação, com dados de 2 de dezembro, Marília está agora na sétima posição entre as cidades com população com mais de 100 mil habitantes que apresentaram menor índice de mortes por covid.

Marília atingiu o índice de 36,4 mortes por 100 mil habitantes, ficando atrás de São Carlos (24,2), Itatiba (26,5), Assis (27,8), Araraquara (32,6), Pingamonhangaba (33,3) e Botucatu (36,2). No entanto, o município está com o índice inferior a cidades do mesmo porte, como Presidente Prudente (72,1), Americana (76,4), Araçatuba (98,0) e Itapevi (102,7).

“O ranking é dinâmico, mas ainda estamos nos posicionando entre as cidades com maior controle do Estado. Isso mostra que o combate à pandemia vem sendo exitoso”, destaca Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal de Saúde.

No levantamento passado, com dados de 26 de outubro, Marília estava na terceira posição no ranking, com índice de 26,4 óbitos por 100 mil habitantes, ficando atrás somente de São Carlos e Assis.

Óbito

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou mais um óbito por covid-19 nesta sexta-feira (4), chegando ao total de 89 mortes pela doença no município desde o início da pandemia.

A vítima é um idoso de 72 anos, com diabetes doença renal crônica e doença cardiovascular. Ele teve início de sintomas no último dia 11 de novembro, com febre, tosse e dificuldade de respirar, e não passou pelo serviço municipal de saúde. No dia 18 foi internado na Santa Casa, onde colheu exame, com resultado positivo para covid-19 liberado no dia 20 de novembro. O óbito foi registrado nesta quinta-feira (3). Marília tem, até agora, 5.963 casos confirmados e outros 5.652 casos curados. Atualmente existem 222 casos em transmissão. São 44 pacientes internados, sendo 25 com a confirmação da covid e outros 19 com suspeitas da doença.


Fonte: D Marília

Comentários