A Polícia Militar Ambiental multou um morador da zona sul de Marília em R$ 2,2 mil após encontrar uma cobra píton albina criada dentro da residência, localizada no bairro Santa Paula. O animal exótico é original da fauna asiática e não é venenoso.
A punição aconteceu após a Polícia Militar cumprir um mandado de busca e apreensão no local. O animal era mantido em uma gaiola em um dos quartos do imóvel e não possuía sinais de maus tratos nem violência.
Por se tratar de uma espécie exótica à fauna brasileira, os policiais não puderam realizar a soltura do animal na natureza. Como alternativa, o responsável pelo animal assinou um termo de responsabilidade e ficará com o réptil até que a Polícia Ambiental defina um destino para a píton, como centros de pesquisa ou fundações do ramo.
Píton albina
A píton albina é uma espécie de cobra originária do Sul da Ásia e vive em florestas úmidas e próximo a rios e lagos, podendo ficar submersa por até 20 minutos. O réptil pode chegar a 8 metros de comprimento e pode pesar até 80 quilos.
A espécie é rara na natureza, já que sua coloração amarela e branca favorece a identificação por parte dos predadores. A serpente não é venenosa, mas possui um corpo robusto utilizado para sufocar suas presas, matá-las e engoli-las por inteiro.
Fonte: D Marília