Os servidores penitenciários marcaram um ato público nesta sexta-feira (11), a partir das 10h, para reivindicar a inauguração dos CDPs (Centro de Detenção Provisória) de Gália 1 e 2.
O protesto será em frente ao CDP, no quilômetro 168 da rodovia SP-331, e está sendo organizado pelo Fórum Penitenciário Permanente, formado por sindicatos da categoria. Estão sendo convocados principalmente os servidores do sistema prisional que residem na região.
No último dia 20 de novembro, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) anulou o edital de licitação para cogestão da Penitenciária de Registro e dos CDPs de Aguaí, Gália 1 e 2, mas até o momento a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) não se manifestou sobre previsão de inauguração das unidades.
Em fevereiro, o Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) criou um formulário para fazer um levantamento e mostrar que há servidores interessados nas transferências para os CDPs de Gália 1 e 2.
“Ao contrário de boatos de que estariam faltando interessados em trabalhar nas unidades, até o momento são cerca de 340 inscritos. O Fórum Penitenciário Permanente vai entregar a listagem à SAP cobrando celeridade na inauguração dos CDPs”, declarou o Fórum Penitenciário Permanente, por meio de nota.
De acordo com os dados do Portal da Transparência, com capacidade para 823 detentos, a execução de obras e serviços para construção da unidade, homologada no final de 2014, custou cerca de R$ 95 milhões aos cofres públicos.
Fonte: D Marília