Sicredi recebe doações até sexta-feira para ajudar crianças e famílias haitianas

Para participar, a população tem diversos meios, como PIX, TED, DOC ou basta apontar o celular para o QR Code que aparece na imagem (leia mais na imagem como ajudar).

A campanha de doações ajudará uma escola que atende 180 crianças e um orfanato que atende 30 crianças, ambos em Porto Príncipe, capital haitiana.

A secretária do Sicredi Centro-Oeste Paulista, Carla Guedes, explica que o Sicredi desenvolve dois projetos sociais junto aos haitianos desde setembro do ano passado. “Lá existem muitos moradores de rua, as pessoas não sabem se vão conseguir comer no outro dia. E a pandemia agravou muito essa situação”, disse.

Projetos

Um dos projetos desenvolvidos é o Programa A União Faz da Vida (PUFV), sendo que os integrantes da missão realizada pelo Sicredi no Haiti em 2019 receberam, em setembro deste ano, um reconhecimento do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês) pelo impacto social alcançado no país caribenho.

Essa foi a primeira missão internacional do Programa A União Faz a Vida (PUFV), desde que a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa foi criada, em 1995.

“A emoção que sentimos ao receber essa homenagem do Woccu, num momento tão delicado pelo qual todos nós passamos, é difícil de explicar. É algo que nos motiva a continuarmos desenvolvendo essas ações sociais, promovendo o amor e a solidariedade. Como somos participantes do Pacto Global da ONU, procuramos nos engajar cada vez mais nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa ação, por exemplo, atende a diversos objetivos, entre eles o ODS 17, que é o de parcerias em prol das metas globais, o ODS 4, que trata da educação de qualidade, e o ODS 10, que busca a redução da desigualdade”, lembrou Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu.

Na homenagem, que aconteceu de forma virtual, o vice-presidente do Woccu, Paul Treinen, ressaltou a importância do cooperativismo de crédito nas comunidades mais carentes do mundo e destacou como o projeto do Sicredi no Haiti reflete, na prática, os princípios do cooperativismo.

“O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito vem ajudando muitos países em situação de vulnerabilidade e perceber que, cada vez mais, os nossos associados têm se engajado nestas causas nos traz muito orgulho. Reconhecer essa preocupação do Sicredi com a inclusão e com a diversidade é também a nossa missão. Lembramos sempre que o grande propósito do cooperativismo está baseado em conceitos como ajuda mútua e solidariedade, das pessoas ajudando pessoas”, disse.

Durante a viagem, um grupo de colaboradores e assessores pedagógicos voluntários do Sicredi levou a metodologia do Programa A União Faz a Vida para os religiosos e professores da Institution Sacré Coeur de Jésus, em Porto Príncipe, capital do Haiti. A instituição oferece ensino e refeições diárias para mais de 270 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social. Na entidade, os haitianos ainda recebem apoio e acolhimento dentro de valores ligados a solidariedade e colaboração.

A Irmã Maria Zelinda Cardim, que recebeu os integrantes do Sicredi e representou a Institution Sacré Coeur de Jésus no evento promovido pelo Woccu, agradeceu todo o apoio e destacou a importância da ação transformadora por meio da educação. “Foi muito importante para a nossa instituição receber esse suporte e aprender uma nova maneira colaborativa de ensinar”. Para ela, a ajuda é uma demonstração concreta da solidariedade humana, de pessoas ajudando pessoas. “É um caminho certo e seguro para construirmos um Haiti melhor e um mundo mais justo e fraterno”, destacou.

No ranking 2019 do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Haiti ocupou a 169ª posição, em um total de 189 países analisados. A intenção é que, com o apoio do Sicredi e de outras entidades, essa realidade possa ser mudada.

A União Faz a Vida

O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, liderada pela Fundação Sicredi, que completou 25 anos em 2020. O Programa A União Faz a Vida propõe um modelo de educação ativo e integral de crianças e adolescentes.

Nesses 25 anos, já impactou mais de 3 milhões de crianças e adolescentes em 370 municípios. O projeto atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso do projeto está aliado ao comprometimento da sua rede de compromisso, de vários atores, como assessores pedagógicos, gestores das escolas envolvidas, educadores e alunos.

A metodologia propõe que tudo começa com uma pergunta formulada pelos alunos com auxílio dos professores. Com as questões em mente, os alunos saem da sala de aula para realizar a expedição investigativa. É hora de observar, conhecer a comunidade, interagir e promover a troca de experiências. Em paralelo a esse método exploratório, são desenvolvidos projetos integrados com as disciplinas escolares, despertando nos estudantes um olhar colaborativo para a realidade.

Voluntariado

O outro projeto social desenvolvido pelo Sicredi foi produto da iniciativa da secretária do Sicredi Centro-Oeste Paulista, Carla Guedes.

\"\"
A secretária do Sicredi Centro-Oeste Paulista, Carla Guedes, com crianças haitianas

Comentários