As escolas estaduais de Marília e região devem ter 70% dos alunos em aulas presenciais em 2021. Esse índice será seguido se as cidades continuarem na mesma classificação do Plano São Paulo atual, na fase amarela.
De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Educação, a Diretoria de Ensino de Marília é composta por 62 escolas na região que atendem 23,7 mil estudantes.
Seguindo as diretrizes da estratégia de retomada do ensino estadual publicadas nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado, a expectativa é que pelo menos 16,5 mil (70%) estudantes da cidade e região retomem as atividades presencialmente.
Apenas nas escolas estaduais de Marília existem 15,5 mil estudantes, sendo que cerca de 10,8 mil (70%) alunos retornarão às salas de aula de maneira gradual em fevereiro. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação comunicou que o sistema será híbrido.
“O que o secretário Jean Carlo Gorinchteyn tem dito é que teremos o ensino híbrido enquanto estivermos numa pandemia. Ou seja, teremos o ensino presencial e as aulas virtuais”, declarou a pasta.
Se uma área estiver nas fases vermelha ou laranja do Plano São Paulo, as escolas da educação básica, que atendem alunos da educação infantil até o ensino médio, poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados.
Na fase amarela, elas ficam autorizadas a atender até 70% dos estudantes; e na fase verde, até 100%. Os protocolos sanitários devem ser cumpridos em todas as fases.
De acordo com o governo do Estado, a decisão para manter escolas abertas em todas as fases do Plano São Paulo é baseada em experiências internacionais e nacionais e tem o intuito de garantir a segurança dos alunos e professores, bem como o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças e adolescentes.
Fonte: D Marília